segunda-feira, maio 08, 2006

Técnica de Seleção de Papéis na Bolsa

Selecionando Papéis com a Técnica KM

Para selecionar papéis na bolsa de valores, existem várias tecnicas utilizadas por investidores e especuladores, nenhuma 100% infalível, mas todas com porcentagem de acerto maiores que o simples "Compra e resa pra subir", "Vende e resa pra não subir mais".

Dentre estas técnicas, existe a técnica de Ranking pelo cálculo do KM, sugerida no livro "A Arte de Operar na Bolsa pela Internet", de Manuel Meireles. Para se calcular este ranking, o KM parte de duas teorias chamadas:

Termômetro de Insolvência de Kanitz (TIK) e
Estipulador do Limite de Crédito de Morante (LCM)

A técnica, na prática funciona assim:

Acessa-se o site www.cvm.org.br link CIas Abertas e seleciona-se um dos papéis da Bolsa. digamos por exemplo a Perdigão.

No site da CVM faz-se o download do DFP da empresa e o download do Software Sistema de Divulgaçao Externa(ITR/DFP/IAN). No software, basta carregar o DFP da empresa e acessar seu balanço patrimonial para ter acesso a todos os dados da empresa.

Numa planilha excel faz-se o seguinte para calcular o LCM:



o campo código, facilita a consulta no balanço patrimonial no software, basta procurar pelo código para encontrar o valor referente ao campo. Códigos que começam com o número 01 são os Ativos, códigos que começam com o número 02 são os passivos.

As fórmulas que aparecem a direita da imagem, referem-se aos algoritimos que devem ser cadastrados na coluna G. Na posição G17 aparecerá o índice LCM.

Depois de calculado este índice, vamos calcular o TIK:



As formulas da coluna G referem-se a coluna E e as formulas da coluna H referem-se a coluna F.

Após isso, basta calcular o KM pela fórmula KM = 100 * LCM * TIK

Faz-se isso com todos os papéis da Ibovespa, ordenando-os por ordem decrescente do KM, portanto, devemos observar os papéis que tiverem o KM maior, eu aconselho de 10 a 12 papéis no máximo para observação, visto que uma diversificação exagerada de papéis pode complicar o desempenho.



Logo vou ensinar o Método de acompanhamento de papéis chamado SMI. Com ele, podemos verificar os melhores momentos para compra e venda de um papel.