segunda-feira, abril 24, 2006

Homeopatia é uma farsa

Eu me considero um cara da ciência, com toda a certeza do mundo, mas antes de tudo eu sou polêmico, polêmico ao estremo, capaz de gerar indignação nas pessoas que estão a minha volta, não foram poucas as vezes que alguém saiu me achando o cara mais idiota do mundo, só porque insisti que a amazônia não era responsável pela maioria do oxigênio na terra.

Recentemente meu alvo de ataque foi a Homeopatia. Como é que pode um remédio que é diluído 30, 40, até 200 vezes em água, álcool e solvente, fazer algum efeito? É cientificamente impossível.

Me dirão: Mas como então tu explica o fato de eu ter emagrecido depois de um tratamento com homeopatia?

Respondo a este e muitos outros "tratamentos" com alguns ítens que devem ser levados em consideração:

- O médico pode ter adotado medidas secundárias, como pedir para o paciente fazer exercícios e uma dieta e depois disso atribui o sucesso ao tratamento homeopático.
- Pode ter havido distorção da realidade, ou seja, o paciente emagreceu 300g em um dia e é atruída ao tratamento, mesmo depois que volta a engordar, ainda assim acha que o tratamento deu certo.


Muitos casos individuais de cura, estão sendo tratados como comprovação de sucesso do tratamento homeopático, o que é algo muito perigoso, pois, trata-se toda a população baseado em um caso isoldado.

Na minha opinião, o unico efeito da homeopatia é o chamado efeito placebo, que é quando a pessoa engana a si mesma e acaba tendo sucesso.
EX:
Vasomax, um novo medicamento contra a impotência lançado com muito alarde nos EUA, causou ereção em 41 % dos pacientes que o tomaram. Bom ? Pois bem, o placebo causou ereção em 41 % dos pacientes... Bastou o sujeito acreditar que funciona. Aliás, o efeito-placebo parece ser a base de quase todos afrodisíacos existentes.

Dar uma pílula com água e açúcar para pessoas hipocondriacas costuma dar certo...

pra mim homeopatia é isso...

Links:

http://www.sabbatini.com/renato/correio/medicina/cp971109.htm
http://www.sabbatini.com/renato/correio/medicina/cp971126.htm

2 Comments:

At 8:35 PM, Anonymous Anônimo said...

Alessandro!!! A teoria da homeopatia é a seguinte: Tu toma uma dosagem pequena de medicamento diariamente por um período de tempo muito grande... os medicamentos "tradicionais" têm uma dosagem alta de fármacos e tu toma por um curto período, na grande maioria das vezes, e normalmente somente qdo os sintomas aparecem. A homeopatia tenta em "doses homeopáticas" sanar tais sintomas mesmo que não estejam latentes naquele momento. Bom se funciona ou não carece de mais pesquisas científicas, concordo, mas se tu considerar que muitas das doenças são de causas psicossomáticas, o tal "efeito placebo" é importante para curar!!!
Ainda, em sua grande maioria os medicamentos tradicionais trazem junto aos benefícios, efeitos colaterias, efeitos esses muitas vezes mais maledissentes que as queixas primárias. Isso não acontece com a homeopatia!!!
Bjinho
Lu

 
At 9:03 PM, Blogger José Antonio Furquim said...

Meu caro, é um depoimento corajoso o seu, mas saiba que não está sozinho. Eu não só não acredito em homeopatia bem como acho muitos perdem tempo na cura de uma doença se enganando com esta diluição e quando vão se tratar efetivamente a coisa está bem pior que parece.

Você não está sozinho.

 

Postar um comentário

<< Home