terça-feira, setembro 19, 2006

Semana Farroupilha


SEMANA FARROUPILHA
O Blog OMEDI, que recebe minha humilde visita diária, recebeu um post em homenagem a Semana Farroupilha e ao 20 de Setembro. Lógicamente que um blog visto por várias pessoas do Brasil teria alguns comentários polêmicos com relação a essa data comemorada por nós gaúchos. Quem ta fora do Rio Grande do Sul como eu é que sabe como é lidar com pessoas que, ou não entedem, ou não querem saber como o país foi criado a base de muita luta e muito sangue. Nosso país é pacífico hoje, porque o ontem tem a cor rubra do sangue derramado.
Esses dias a Analú, minha namorada, foi ao Banco do Brasil conversar com o gerente a respeito da possibilidade de fazer um financiamento para ajudar a mãe dela a reformar a pousada que esta tem em São Lourenço. Entre uma conversa e outra com o tal gerente, este perguntou de onde elas eram, posto que a Analú respondeu que era de São Lourenço, o gerente respondeu:
- Ah! Tu é gaúcha, então este é teu único defeito.
Sem levar para o lado da cantada mal feita do gerente, eu fico me perguntando, porque algumas pessoas tem tando ódio do povo gaúcho? O gerente este, acredito eu, tenha sido mais um paulista(ele é de São Paulo) chifrado por um gaúcho. Pelo menos era isso que eu diria a ele se tivesse junto neste dia. Mas na verdade existe sim uma revolta para com o povo gaúcho, o casseta e planeta ta aí pra provar isso, tanto nos invejavam que tentaram nos atacar em nosso ponto mais fraco, por em dúvida nossos valores, nossa coragem. Eles até tentaram e no início conseguiram nos atingir, mas hoje estão derrotados, falidos, pois destruir valores criados há mais de 200 anos, isso não tem como fazer.
Eu realcionei alguns trechos dos comentários no blog do Omedi apenas para vocês terem uma idéia de como é a imagem gaúcha para o resto do Brasil.

aritanã Dantas disse...

"O patriotismo é a virtude do ignorante!" Oscar Wilde

19/9/06 08:07


Lógicamente que ele teve uma resposta a altura:

dal disse...

"o uso de frase de terceiros é a virtude dos ignorantes."

hahahahahahhah

19/9/06 10:17


Anônimo disse...

Não tenho nada contra gaúchos, porém não entendo porque algumas pessoas vêem um heroísmo na revolução farroupilha? A final eles desejavam a cisão com o Território do Brasil, ou seja, formar um outro país, e não a independência do Brasil do domínio português. E o “grade herói italiano”, Giuseppe Garibaldi, veio fazer “zona” no Brasil(separar o RS do resto do país), e voltou pra Europa para lutar pela unificação italiana(“juntar” a Itália). Que herói mais contraditório, não? E essa minissérie, “A casa das sete mulheres”, soa meio estranha para mim. É como se a TV espanhola fizesse uma produção em homenagem ao ETA(grupo terrorista basco que tem com objetivo separar-se do território espanhol). Eu acho lindo esse amor pelo estado(também amo o meu) e tudo, mas dentro desse contexto...

19/9/06 11:23


Eu como não gosto de uma polêmica...

Toka do La-Rocca disse...

Resposta ao anônimo que falou sobre não entender onde está o heroísmo na revolução farroupilha.

Amigo, todos admiramos feitos realizados por pessoas em busca de um ideal, não sei de que estado tu és, porém com certeza conheces algum conterrâneo que realizou um feito em prol de um bem maior e com isso te sentes orgulhoso. Assim é no Rio Grande do Sul, temos orgulho do que nossos antepassados fizeram. O Brasil, por ser um país pacifista(graças a Deus) tem seus heróis no esporte, admiramos Pelé, Romário, Ayrton Senna. A sensação é a mesma aqui no Rio Grande do Sul, por isso gostamos de comemorar essa semana farroupilha, porque quando o Brasil inteiro precisou, a gente lutou. Não tenho um sentimento apenas bairrista, admiro muitos lutadores de outros estados, assim como admiro os heróis brasileiros que citei sendo que nenhum deles é, ou era, gaúcho. Acho que é momento de respeitar nossas façanhas e comemorar junto conosco uma das muitas realizações que foram feitas neste imenso e belo país.

19/9/06 14:15


Mas como eu costumo dizer... falem mal mas falem de mim, agora apenas comemoro o 20 de Setembro.