terça-feira, abril 18, 2006

Mais sobre Hoax

O Nereu, meu mais novo primo e futuro papai me mandou mais um endereço que mantem uma lista atualizada de hoax(boatos) que correm na internet, portanto, antes de encaminhar aquele email sobre ursos asiaticos, deem uma olhada neste endereço:

www.quatrocantos.com.br

ele também me mandou um TXT com o seguinte texto:

Regras de Uso Eletrônico:
o uso incorreto da internet pode comprometer de forma negativa a imagem de uma pessoa ou mesmo de uma empresa. Por isso, são adotadas regras que combatem o tempo e energia no uso do e-mail. As empresas incentivam o seu uso, pois é mais eficaz, diminui o emprego de papel e agiliza o trabalho. Ficou impossível viver sem ele. Quem trabalha em frente a um computador sabe bem: o e-mail tornou-se uma ferramenta de comunicação indispensável no dia-a-dia. Pelo correio eletrônico circulam solicitações do chefe, relatórios de subordinados, comunicados da diretoria, contatos com clientes e fornecedores, contratações, decisões de compra e venda. Isso sem contar correntes e piadas dos amigos, cartões virtuais da namorada ou namorado, recadinhos dos pais e infindáveis propagandas indesejadas.
Como devem ser os e-mails pessoais, profissionais e móveis? Como saber se o conteúdo de uma mensagem encaminhada é verdadeiro ou falso? Existem algumas dicas de cuidados com html, tamanho de e-mails e anexos perigosos. Leiam, apliquem e instruam os amigos a fazer o mesmo. Será saudável para todos.

- Evite mandar e-mail em html: Papel de carta, cores de fundo, fontes especiais, gifs animados... só se permita fazer esse tipo de coisa se a mensagem em questão for comemorativa ou alusiva a algo especial. Em tempos onde o tráfego da web está cada vez mais pesado por causa do spam, deixar as mensagens pesadas, ajudando a congestionar os servidores, é paradoxal.
- Não demore muito para responder um e-mail. Quando isso acontecer, deixe a mensagem original do remetente. Ele não é obrigado a lembrar de todos os e-mail que enviou.
- Nem todo assunto pode ser tratado por e-mail. Muitas vezes o telefone é a melhor forma de contato.
- No envio de e-mail para diversas pessoas, a recomenda é usar o cco (cópia oculta).
- Não se deve remeter qualquer tipo de imagem para seus amigos. Pergunte antes se ele está disposto a recebê-las. Lembre-se que se pode acessá-las em qualquer lugar, inclusive na frente de crianças.
- Tome cuidado com mensagens enormes, que possam atrasar a conexão. Lembre-se que um computador lento é motivo de muita irritação. Por isso, quando quiser dar sugestão de um site para um amigo, mande apenas o endereço. Evite mandar a página.
- Webcards estão fora de moda. Ninguém mais abre links de cartões virtuais, tamanho o número de scams que usam esse tipo de formato para atrair trouxas. Mande uma mensagem pessoal caprichada, com suas próprias palavras, que têm muito mais valor que bichinhos em flash.
- Pergunte antes para a pessoa se ela gosta de receber mensagens fofinhas ou com piadas. O mesmo vale para mensagens encaminhadas n-vezes, com anexos em ppt/pps. E-mail é uma ferramenta de trabalho para muita gente, outros só usam para brincar. Quantos "amigos" você tem que sequer te dão "oi" e só sabem enviar esse tipo de coisa? Anexos exe, então, nem pensar, a maioria dos vírus estão nesse formato!
- Antes de encaminhar uma mensagem mandando tomar cuidado com vírus no celular ou no MSN, mandando apagar "arquivos com ícone de ursinho", falando de clonagem de telefones, dando "dicas" para colocar créditos de graça no celular... verifique ao menos se aquilo procede! Principalmente aquelas que mandam você encaminhá-la para o maior número de pessoas possível. Denomina-se essas histórias mentirosas de hoax. Além de prejudicar os amigos, você passará por trouxa. Uma boa dica para checar a veracidade dos boatos da web, por alguns sites, por exemplos: Lendas Urbanas e E-farsas.
- E-mails leves, em texto puro, são os ideais para a maioria das mensagens. Lembre-se que o grosso dos internautas brasileiros usa conexão discada, suas máquinas não são de última geração, seus webmails são os gratuitos (yahoo, hotmail, ig, etc) e muitos desses webmails não gerenciam direito html no corpo da mensagem.
- Com e-mails móveis, ou os e-mails torpedo de celular, o cuidado com o peso da mensagem deve ser maior ainda. A cobrança é feita por tráfego de dados. Quanto maior a mensagem, mais cara fica. No PDA e no celular, é melhor usar conta movel limitada a 5 KB de download. Se a mensagem for maior que isso, azar de quem enviou.
- Cuidado com assinaturas de e-mail muito longas, ou com firulas em html. Mas não faça o oposto, ninguém gosta de responder a alguém que não se identifica, não diz de onde é, que se atém a um nick.
- Tenha um e-mail profissional e um e-mail pessoal, separados. As empresas não gostam de funcionários trocando piadas ou pornografia em seus e-mails institucionais, e isso é monitorado. Pode dar demissão por justa causa, já que o domínio do e-mail pertence à empresa. No extremo oposto da questão, use ao menos seu nome no e-mail de uso "sério". Se você fosse um recrutador, se animaria a ler o curriculum de alguém cujo e-mail é: morena_fofa@hotmail.com ou Saradoparadonaesquina@ig.com.br?
- Se você é autônomo, ou tem sua empresa, registre seu domínio. Os clientes não vêem com bons olhos uma empresa ou prestador de serviços que usa webmail gratuito, pois o cadastro desses serviços não é rigoroso com a identidade da pessoa.
- E-mails sem cuidado algum com a redação são fatais para sua imagem. A correspondência eletrônica é a evolução da correspondência em papel, os cuidados devem ser os mesmos. Não judie da língua portuguesa. O destinatário desistirá da leitura no meio do caminho.
- Lembre-se: seu e-mail mostra exatamente como você é. Isso pode ser bom se você for consciente. Mas fatal para os descuidados...

Agora usem e abusem corretamente...rs.