quarta-feira, maio 17, 2006

Preconceito

A internet, a meu ver, é a ferramenta tecnologica mais impressionante de que já conhecemos e atualmente está sendo usada para um dos sentimentos mais arcáicos e ultrapassados de nossa sociedade, o preconceito.
Vê-se como exemplo o caso de Francine Favoretto de Resende que da noite para o dia virou alvo de julgamentos impensados e retrógrados simplesmente porque fotos suas transando com dois homens, foram colocadas no site de relacionamento Orkut. Numa sociedade que tem Bruna Surfistinha como criadora de best sellers é de se pensar no mínimo em uma tremenda hipocrisia o que as pessoas fizeram a Francine na frente de sua sala de aula, taxando-a de vagabunda, imoral, etc.
Por que o sexo ainda é um tabu neste mundo tão diferente daquele de séculos atrás? Por que as pessoas aceitam Bruna Surfistinha e não aceitam Francine(ou quem quer que seja)? Por que fazer sexo grupal é crime moral? Por que conseguimos tranquilamente assistir filmes pornográficos espalhados em moteis e cinemas de todo o país e não conseguimos admitir que uma pessoa que more no interior do estado de São Paulo não possa ter as mesmas vontades? E a pergunta mais importante: Por que somente Francine foi cruscificada? Ela fez sexo sozinha?

Isso me remete a outro fato curioso. Os jogos de computador e video games, que são proibidos por passarem idéias erradas aos jovens brasileiros. Peguemos como exemplo o jogo GTA-San Andreas.

Neste jogo, o jogador encarna o papel de um gangster numa cidade americana muito parecida com Los Angeles. Dentre muitas missões no jogos destaco algumas:

- Roubar Armas de um quartel do exército - CRIME
- Assaltar um banco - CRIME
- Assassinar membros de gangues rivais - CRIME
- Roubar Carros - CRIME
- Instalar explosivos em pontos estratégicos e detona-los com o intuito de cometer assassinato - CRIME

Estes são apenas alguns exemplos dentre várias outras contravenções que existem neste jogo, mas isso não fez com que as autoridades o proibissem no Brasil, o que retirou o jogo das prateleiras foi uma sacada genial que alguns muleques conseguiram. Em um salão de jogos incuido no jogo, existia uma máquina que lembrava os antigos fliperamas, talvez uma homenagem aos precursores dos jogos de computador. Com um simples download de um patch na internet, era possível trocar os jogos incluídos nestes arcades virtuais, por cenas de sexo (NÃO É CRIME). Pronto, estava decretada a morte da comercialização do jogo. Ou seja, cometer crimes pode, o que não pode é fazer sexo.

Portanto eu concluo que, num país que permite negociações com chefes do tráfico e pedido de pizza para presos, sem contar TVs novas e uniformes com cores menos berrantes, a única coisa que o brasileiro consegue punir com rigor é o sexo, ou sua prática de formas diferenciadas, que venham contra a "moral e os bons costumes". Cometer crimes no Brasil não é mais crime, é normalidade, não cometê-los é que ta preocupando as pessoas.

ps: Alessandro não é escritor, por isso essas mal traçadas linhas, porém ele acha que nenhum jogo de computador deve ser probido, com sexo, sem sexo, com crimes, sem crimes. Ele adorava atropelar pessoas no Carmaggedon, isso fez com que nunca precisasse descontar sua raiva em pessoas de verdade.

4 Comments:

At 11:38 PM, Blogger Ana said...

Gostei das tuas mal traçadas lindas!
E da tua cabeça livre de preconceitos, que deve te deixar com a alma leve! Que bom!

 
At 11:39 PM, Blogger Ana said...

Ops!
Mal traçadas "LINHAS"!!
E das LINDAS palavras também! Hehehehe!!

 
At 11:17 AM, Blogger Luiza La-Rocca said...

Adorei o texto!!!!!
Muito bom..e como a dinda disse:maltraçadas linhas...meu deus isso não existe..
Parabéns muito bem escrito..
beijão..

 
At 2:00 PM, Blogger ulisses said...

ACREDITE!!
SÓ AGORA É QUE FUI SABER DA HISTÓRIA DESSA GAROTA...TB PUDERA JÁ ALGUM TEMPO ESTOU EM ESTUDOS P/ CONCURSO,PORTANTO ESTOU FORA DE ALGUNS ACONTECIMENTOS...
SÓ DE LER A REV ÉPOCA FIQUEI COM RAIVA DAQUELES HIPÓCRITAS DA FACU..UMA BANDO DE BABACAS QUERENDO CRUCIFICÁ-LA,ORAS BOLAS!!
E EU QUE PENSAVA QUE CURITIBA FOSSE MUITO CONSERVADORA,EU HEIN!
MAS,AFINAL RESOLVERAM O CASO OU NÃO?E ELA AONDE ESTARÁ?
DATA DA POSTAGEM 11/04/2008
AH! PARABÉNS PELO TEXTO...

 

Postar um comentário

<< Home